Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do Transbordo de Resíduos Urbanos não Perigosos (Mairiporã - SP)
Como parte do Projeto de Avaliação de Impacto, foram conduzidas varreduras sistemáticas e intervenções de subsuperfície conforme o plano amostral estabelecido. . O balanço das atividades envolveu a investigação e execução de12 poços-testes planejados (100%) e execução de 10 poços-testes (83%) das intervenções. Apenas 02 poço-teste não foi executado por estar situado em área construída. Todos os poços-testes investigados não revelaram vestígios arqueológicos.
Para conduzir as atividades de esclarecimento arqueológico, foi considerada a diversidade do público-alvo. Optou-se por uma abordagem menos técnica ao se dirigir à comunidade, utilizando uma linguagem acessível. As ferramentas empregadas incluíram conversas formais e informais, além de recursos visuais, como imagens digitais de peças arqueológicas e panfletos informativos. Estes materiais enfatizaram temas como Patrimônio Cultural Arqueológico, visando promover uma melhor compreensão e valorização do patrimônio cultural.