Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na área da Praça dos Pescadores  (Santiago do Iguape - BA)

08/05/2024

O resgate arqueológico realizado no Sítio Cemitério Igreja Matriz de Santiago do Iguape teve como objetivos a salvaguarda de bens arqueológicos e a educação patrimonial. Este trabalho foi conduzido em conformidade com os requisitos do licenciamento cultural do empreendimento gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), sob a supervisão do IPHAN-BA.

O Projeto de Gestão do Patrimônio Arqueológico da Praça dos Pescadores, localizado no distrito de Santiago do Iguape, município de Cachoeira-BA, envolveu uma escavação meticulosa do sítio Cemitério Igreja Matriz Santiago do Iguape. Foram realizadas revisões bibliográficas sobre os contextos fisiográficos e culturais da área, seguindo as metodologias propostas no PGPA. A equipe fez o reconhecimento da área do sítio, executou intervenções de subsuperfície e catalogou ossadas, materiais de olaria e louças. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de todos os materiais descobertos.

Este resgate arqueológico é fundamental para a preservação de informações importantes sobre culturas antigas, garantindo que, mesmo que o sítio original seja alterado ou destruído pela construção, o conhecimento sobre o passado cultural seja preservado para as futuras gerações.

Galeria de fotos

Rodapé Personalizado