Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Tombados, Valorados e Registrados da Urbanização da Praça dos Pescadores (Santiago do Iguape - BA)
A pesquisa de campo identificou e relatou ao IPHAN os bens culturais tombados, valorados e imateriais nas áreas de influência do empreendimento, com ênfase na cartografia dos bens já listados como patrimônios acautelados. Além disso, buscou-se dar visibilidade aos bens locais que, embora ainda não inventariados ou registrados, representavam a rica tradição cultural dos municípios estudados. A equipe da TOTEM Consultoria em Arqueologia LTDA, consciente da importância de valorizar os bens culturais e guiada pelo lema "Patrimônio cultural é o que nos une", dedicou-se, neste projeto, a expandir o reconhecimento de outros bens culturais. Esses bens foram considerados dentro das diretrizes do Decreto-Lei 3.551/2000, que valoriza modos de fazer tradicionais e locais que promovem e disseminam cultura.
Esta pesquisa mergulha nas ricas tradições culturais da Bacia do Iguape-BA, explorando a intersecção entre sabedoria popular e patrimônio histórico. Focada em personagens chave que preservam práticas culturais e religiosas, o estudo documenta desde celebrações católicas na Igreja de Santiago de Iguape até rituais de cultos de Matrizes Africanas, além de técnicas tradicionais de produção artesanal. As estruturas históricas e lugares de memória, como ruínas de engenhos e igrejas, também são minuciosamente catalogados, revelando a complexidade e profundidade da herança cultural da região.
A sabedoria popular que se funde com a história dos personagens que ajudam a manter viva a tradição: das celebrações católicas na Igreja de Santiago de Iguape – tombada como patrimônio histórico edificado e cadastrada como sítio arqueológico -CNSA/SICG BA00821/ BA-2904902-BA-ST-00031 (Dona Sinhá e Sr. Teodócio); do Samba de Roda do Recôncavo – (Domingos Preto e Raimundo Falcão); dos cultos de Matrizes Africana (Terreiro de Candomblé Jitundê, Terreiro Ile Axé Carlucia e Terreiro de Umbanda-Quilombo Kaonge); do modo de fazer a cocada de goiaba e o biscoito de goma(Dona Sinhá); do modo de fazer a gaiola de Siri (Dona Zilda Nascimento Almeida), além de estruturas históricas que remontam ao período dos engenhos localizados no Distrito de Santiago de Iguape e seu entorno, compondo a riqueza cultural da Bacia do Iguape-BA.
No tocante aos lugares de memória cita-se: as ruínas da Fábrica de Dendê (povoado Opalma); o Convento e Igreja de Santo Antônio do Paraguaçu (povoado de São Francisco do Paraguaçu); cemitério de Santiago de Iguape; ruína da torre do Engenho Central do Iguape, que consta cadastrado como sítio arqueológico da base de dados do SICG/IPHAN, por SIGLA - BA-2904902-BA-ST-00033, localizado no Distrito de Santiago de Iguape.