Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Registrados do Complexo Solar Serra de Dom João (Acauã - PI)

25/03/2024

A pesquisa de campo identificou e informou ao IPHAN os bens culturais tombados, valorados e imateriais nas áreas de influência do empreendimento, com ênfase em mapear os bens que já constavam na lista de patrimônios acautelados, além de proporcionar visibilidade aos bens locais que ainda não haviam sido inventariados e registrados, mas que representavam a tradição cultural do município de Acauã. 

A equipe da TOTEM Consultoria em Arqueologia LTDA, ciente da importância da valorização dos bens culturais e seguindo seu lema: "Patrimônio cultural é o que nos une", neste produto, além das manifestações já mapeadas e devidamente tombadas e registradas pelo IPHAN, abraçou também a perspectiva de tornar conhecidos outros bens, dentro das variáveis contempladas pelo Decreto-Lei 3.551/2000, no que se refere ao modo de fazer tradicional e aos locais que propagavam e disseminavam cultura. Assim, foram obtidas informações relevantes sobre alguns bens no município de Acauã, cujos dados, aqui destacados, poderiam representar um primeiro banco de dados para fins de inventário e, por conseguinte, registro.

A sabedoria popular fundiu-se com a história dos personagens que mantiveram viva a memória e a cultura de Acauã-PI, destacando-se momentos e locais que marcaram a formação do município. Entre esses marcos, a Estação Ferroviária Mafrense, representada por Dona Maria, teve um papel central na história local. A difusão cultural foi promovida por iniciativas como o projeto social do Instituto Água Viva, enquanto os modos de vida das comunidades remanescentes quilombolas de Angical de Cima e Tanque de Cima preservaram tradições ancestrais.

Dentre os guardiões dessas tradições, Seu Nêgo do Forró destacou-se como representante da matriz do forró, mantendo viva a música e a dança típicas da região. Dona Maria das Graças e Dona Iracema perpetuaram o modo de fazer sequilhos de goma de tapioca, um doce tradicional que atravessa gerações. Dona Maria do Carmo preservou o conhecimento sobre remédios caseiros feitos com plantas nativas da caatinga, enquanto Dona Eloísa Assis continuou a prática do crochê, mantendo viva essa arte manual.

Foram pesquisadas também as celebrações religiosas, com destaque para as festas católicas do município de Acauã, que desempenharam um papel crucial na manutenção das tradições comunitárias. Além dessas manifestações culturais, a população local elegeu certos lugares como pontos simbólicos das vivências tradicionais de Acauã, incluindo a Estação Ferroviária de Acauã, a Paróquia São Francisco de Assis, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja São Francisco das Chagas e a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Esses locais de memória continuam a servir como pilares da identidade cultural e religiosa da comunidade.

Rodapé Personalizado